segunda-feira, 5 de abril de 2010

"Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.»" Lc 1, 38

Estas palavras deram início a uma nova história. Uma história que geraria o Homem, na verdadeira medida do seu significado pleno. Foram a resposta pronta de uma jovem de Nazaré a um desafio inaudito: fazer brotar no meio da humanidade a Palavra de Deus feita rosto, palavra e gesto humanos. Não tenho a certeza de que Maria conhecesse a enormidade da sua resposta quando disse ao Anjo o seu "faça-se em mim"... Contudo, estas primeiras palavras da nova humanidade definiram um caminho concreto, traçaram uma linha de intenção para os novos homens e mulheres: acolher o dom de Deus, tornando-o vida na experiência exigente da existência...

Este desafio sinto-o também em mim... Por vezes, parece-me escutar a voz do Senhor que me pede apenas uma resposta configuradora de um caminho partilhado com Ele, que rasgue os meus pequenos horizontes e os estenda para além dos limites do espaço e do tempo. Hoje, não creio que Deus precise dos meus sacrifícios, das minhas intenções de santidade e pureza, das minhas orações bonitas ou das aparências de bem e conversão.
Persinto o Senhor a pedir-me mais, imensamente mais... Mas um mais que é também menos: menos aparência, menos auto-sufiência, menos extensas listas de atitudes que terei que assumir. No meu tempo e no lugar em que estou agora, Deus pede-me que viva com intensidade os meus dias, que coloque o coração naquilo que faço e digo, saboreando por dentro as graças que Ele quiser conceder-me.

Aqui, gostava de partilhar esta experiência de viver com o coração desperto para acolher o dom de Deus, neste que é um desafio verdadeiramente eclesial. Deus deixa-Se mesmo encontrar e tocar no caminho para o outro: ser Igreja é também responder com entrega confiante à Palavra do Senhor, que fala e age na vida dos seus filhos, para que outros sejam de Deus... Vem-me à memória a Palavra de Jesus que desejo que configure a minha experiência de fé e de vocação:

por eles totalmente me entrego, para que também eles fiquem a ser teus inteiramente, por meio da Verdade (Jo 17,19).

No meio da fragilidade que me é tão própria, por entre as vicissitudes da minha história, quero deixar que seja o Senhor, na força do seu Espírito, a repetir persistentemente no meu coração a resposta do amor:

faça-se em mim, segundo a tua Palavra...


Sem comentários:

Enviar um comentário