quarta-feira, 7 de abril de 2010

O que é este óleo da alegria com o qual foi ungido o verdadeiro Rei, Cristo? Os Padres não tinham qualquer dúvida a este respeito: o óleo da alegria é o próprio Espírito Santo, infundido sobre Jesus Cristo. O Espírito Santo é a alegria que vem de Deus. A partir de Jesus, esta alegria se derrama sobre nós no seu Evangelho, na Boa Nova de que Deus nos conhece, que Ele é bom e que a sua bondade é um poder superior a todos os poderes; que somos queridos e amados por Ele. A alegria é fruto do amor. O óleo da alegria, que foi derramado sobre Cristo e dele passa para nós, é o Espírito Santo, o dom do Amor que nos torna felizes porque existimos. Porque conhecemos Cristo e, em Cristo, o verdadeiro Deus, sabemos que é bom ser homem. É bom viver, porque somos amados. Porque a verdade mesma é boa.

Bento XVI, Missa Crismal, 1 de Abril de 2010

O mistério da alegria estampada no rosto do Ressuscitado persenti-o, hoje, no silêncio. Junto do Sacrário, pela manhã, bastou-me olhar o Senhor. Procurei fazer chegar ao coração o que dizia com os lábios,

Como poderá um jovem manter puro o seu caminho?
Só guardando as tuas palavras. [Sl 119, 9]

Permaneceu o silêncio, um silêncio alegre e confiante, um silêncio que é sinal da presença do Espírito do Senhor. Talvez este silêncio fosse a interpelação a não esquecer que também fui ungido com o óleo da alegria, para ser enviado a ungir os meus irmãos com esta mesma alegria, através dos pequenos gestos e palavras de todos os dias. Não sei se serei capaz. Sinceramente, não me importa sabê-lo. Quero-o com o coração, e estou certo que, se eu deixar, o Senhor far-me-á capaz...

Fica um desafio de Ressurreição, que o meu Prior fez questão de destacar no final da Eucaristia:

Se ressuscitastes com Cristo, aspirai às coisas do alto,
onde Cristo Se encontra, sentado à direita de Deus.
Afeiçoai-vos às coisas do alto e não às da terra.
Porque vós morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
[Col 3,1-3]

Sem comentários:

Enviar um comentário