sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

... diálogos durante o caminho...



"Disse-Lhe o escriba: «Muito bem, Mestre! Tens razão quando dizes: Deus é único e não há outro além d’Ele. Amá-l’O com todo o coração, com toda a inteligência e com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, vale mais do que todos os holocaustos e sacrifícios». Ao ver que o escriba dera uma resposta inteligente, Jesus disse-lhe: «Não estás longe do reino de Deus». " (1)

Mais uma sexta-feira, esta um pouco diferente das outras, passada em casa, a descansar... aproveitei para dormir e ler, duas coisas de que gosto muito. Como é dia penitencial, recordando o maior gesto de amor feito em toda a História, lá fui às 18h à Via-Sacra comunitária... É uma celebração que gosto, mas que tenho alguma dificuldade em participar regularmente, porque o meu autocarro nunca chega a horas... e depois há a catequese às 19h, hoje particularmente difícil, porque estava sozinho e aqueles "anjinhos" revelaram-se demasiado rebeldes... Tudo isto me faz pensar na necessidade contínua que tenho de me entregar a Ele, porque em tudo se revela a minha fraqueza...

Ao caminhar, durante a Via-Sacra, tentava transportar-me para a Jerusalém de há 2000 anos, percorrendo cada estação, como que acompanhando fisicamente o Senhor na Sua Paixão... Nunca me tinha apercebido, como hoje, o quão essencial é meditar na Paixão de Jesus, porque, simultaneamente, é a maior prova do amor de Deus e uma das passagens evangélicas que mais nos transmite os ensinamentos do Mestre, na Sua hora derradeira.

Participar na Paixão de Cristo é aceitar, na humildade de coração, a vontade do Pai. É aprender a cair, nunca perdendo a esperança que Alguém estará lá para nos amparar. É ver que o caminho do Evangelho não passa pela popularidade, pela fama ou pelo sucesso. É saber perdoar, ao mesmo tempo, os que nos condenam e os que nos abandonam. É descobrir a confiança total em Deus, como meio para O alcançarmos. É perceber que, depois d'Ele, jamais estaremos sozinhos na dor, na angústia, na morte... e compreender que amando, venceremos todas essas coisas e seremos imagem d'Aquele que "amou primeiro".

Olhar Aquele que foi trespassado por nosso amor é contemplar a vocação a que somos chamados. É n'Ele, que nos precedeu, que o Pai nos convida a doarmo-nos por amor, entregando tudo nas Suas mãos, e d'Ele recebendo o Espírito que dá a Vida em abundância e nos faz participantes da natureza de Deus...

(1) passagem retirada do Evangelho proposto para o dia de hoje: Mc 12, 28b-34

1 comentário:

  1. Ao ler este post fiquei com alguns sentimentos de culpa.
    :(
    Pq nao estive lá com os "anjinhos"....
    Depois pq me apercebi que esta Quaresma ainda nao participei na Via Sacra...
    E por fim, e com maior importancia, porque ao ler as tuas palavras pensei profunadamente na Paixão de Cristo...
    E percebi porque cada vez O adoro mais e mais...

    ResponderEliminar