sábado, 1 de março de 2008

... diálogos de conversão...

"Naquele tempo,Jesus encontrou no seu caminho um cego de nascença.Os discípulos perguntaram-Lhe:«Mestre, quem é que pecou para ele nascer cego?Ele ou os seus pais?»Jesus respondeu-lhes:«Isso não tem nada que ver com os pecados dele ou dos pais;mas aconteceu assim para se manifestarem nele as obras de Deus.É preciso trabalhar, enquanto é dia,nas obras d’Aquele que Me enviou.Vai chegar a noite, em que ninguém pode trabalhar.Enquanto Eu estou no mundo, sou a luz do mundo».Dito isto, cuspiu em terra,fez com a saliva um pouco de lodo e ungiu os olhos do cego.Depois disse-lhe:«Vai lavar-te à piscina de Siloé»; Siloé quer dizer «Enviado».Ele foi, lavou-se e ficou a ver."

"«Tu acreditas no Filho do homem?»Ele respondeu-Lhe:«Senhor, quem é Ele, para que eu acredite?»Disse-lhe Jesus:«Já O viste: é Quem está a falar contigo».O homem prostrou-se diante de Jesus e exclamou:«Eu creio, Senhor»."

Evangelho do IV Dom. da Quaresma

"O amor de Deus é sempre maior que todos os nossos pecados"... esta foi uma frase que ficou em mim, depois de um encontro de catequistas que decorreu hoje, para a minha zona pastoral. Este encontro foi marcado por dois temas: a Conversão e a Adoração com crianças. Como sempre o Senhor vai falando através de outros, através da Igreja... Em jeito de reflexão, quero pensar em todas as coisas que recebi hoje e interligá-las com o Evangelho de amanhã...

Ao falar de conversão, de modo particular neste tempo da Quaresma, pensamos inevitavelmente na nossa relação com o Senhor e nas consequências que esta tem na nossa vida de cada dia. A Conversão é, primeiramente um regresso a Deus, motivado pela redescoberta do Seu amor. No processo de conversão a intimidade com Deus é essencial, pois esta conduz-nos à percepção de que somos seres amados, independentemente daquilo que somos. É importante percebermos que a conversão verdadeira é "dom gratuito de Deus", feita na interioridade do coração, longe do "espectáculo", na intimidade com Ele. Ao perceber que "dependemos de Deus e do Seu amor", surge em nós um desejo intenso de regressar Àquele que nos dá a Sua paz, impelindo-nos a responder ao Seu amor através do regresso à "casa do Pai". Como nos diz Bento XVI "não há conversão sem mudança do coração, e esta só pode ser obra da graça de Deus em nós".

No caminho da nossa conversão pessoal surge agora Jesus como "luz do mundo". Ao cego de nascença, cuja cegueira não era culpa sua nem de seus pais, restitui a vista "para nele se manifestarem as obras de Deus". Também eu sou, tantas vezes, cego, mergulhado numa tremenda escuridão, preso aos preconceitos, ao meu egoísmo e orgulho, à minha vaidade, à crítica e julgamento fácil... e, apesar de tudo isto, sinto que sou profundamente amado por Deus. E ao brilhar sobre mim a luz de Cristo, a Sua graça vai convertendo o meu coração. Hoje, Jesus disse-me que converter-Lhe a minha vida não era mudar radicalmente os meus comportamentos, não era corrigir-me moralmente... Ele disse que espera-me apenas disponível para Ele, fiel aos encontros na oração, predisposto a deixar-me moldar pelo Seu Espírito. Tudo o resto a Sua graça construirá, porque "onde abundou o pecado, superabundou a graça"...

Pai, cujo amor incondicional vence toda a minha fraqueza e o meu pecado, faz brihar sobre a minha vida a Luz de Cristo e ilumina n'Ele o caminho que preparaste para os meus pés... Confio na Tua Palavra e adoro-Te meu Deus porque tudo é dom do Teu Amor...

OBRIGADO :)

Sem comentários:

Enviar um comentário