segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

...diálogos solitários (I)...



"Quando te invocar, escuta-me, ó Deus, minha justiça!
Já que na angústia me libertaste,
tem compaixão de mim e ouve a minha oração.
Homens, até quando desprezareis a minha glória?
Porque amais a ilusão e buscais a mentira?
Sabei que o Senhor faz maravilhas pelo seu amigo
e há-de escutar-me quando o invocar.
Tremei de medo e não pequeis mais;
meditai nos vossos leitos, em silêncio.
Oferecei sacrifícios de justiça
e confiai no Senhor.
Muitos dizem: «Quem nos dará a felicidade?»
Resplandeça sobre nós, Senhor, a luz da tua face!
Pois Tu dás uma alegria maior ao meu coração
do que a daqueles que têm trigo e vinho em abundância.
Deito-me em paz e logo adormeço,
porque só Tu, Senhor, me fazes viver em segurança."


Salmo 4


Este não foi um dia daqueles que nos enchem o coração... também não podem sê-lo todos. O mistério do tempo, que vai passando por nós a grande velocidade, assusta-me. Assusta-me, verdadeiramente, porque o sinto lento, vagaroso, quase como se quisesse prolongar os momentos de ansiedade e de dor, sem me aperceber que ele passa depressa... as semanas sucedem-se e vou sentido já o prenúncio do fim de um ciclo. Novamente, me é exigido que me separe de algo que já faz parte de mim, e que volte a nascer, para um novo Projecto, que não é só meu, que é essencialmente de Outro. E aqui começa o desconhecido, e com ele vêm os medos, as dúvidas... mas nestes dias de solidão interior, de profunda sede de Alguém maior, só desejo que o tempo passe sem eu dar conta, que eu possa ir-me construindo com aqueles que amo, que chegue o momento de ser d'Ele...

2 comentários:

  1. Partilho um diálogo que tive neste dia...
    Numa conversa com uma certa pessoa, ela contou-me certos factos que eu não me teria apercebido se não tivesse conhecido Deus como conheci. Enquanto ela ia falando,confesso que me abstraí da conversa, e comecei a interrogar-me o que seria de mim sem Ele. Sem o Seu Amor inesgotável e, que por mais impossível que pareça, esteve, está e estará sempre lá. Sempre.
    E apercebi-me que é mesmo como dizes, "só Tu, Senhor, me fazes viver em segurança".

    Beijo grande*

    ResponderEliminar
  2. Confesso que este teu desafio me deixou inquieto...mas cá vai:
    a uns dias, muitos ou poucos nao interessa,numa sala com algumas pessoas eu estava num estado de ansiedade, um pouco nervoso por acontecimentos recentes, e deram me a oportunidade de falar!!! Aproveitei e falei da minha vida, da minha experiência, como se não houvesse amanhã! (Eu que sempre fui mais de escutar os outros!) Quando cheguei a casa é que notei que estava calmo! Foi mais um monólogo, mas com breves participações de outros, não sei se não falavam por medo, por estarem a gostar, por estarem extasiados ou mesmo fartos de me ouvir, mas que foram importantes para mim naquele momento, disso não há dúvida!
    Depois claro aqueles diálogos com Deus, principalmente através da Palavra, que tanto me alimentam a fé, a esperança, que me ajudam a compreender tantas coisas que se vão passando! No silêncio da capela, de coração aberto... Mas estes também tu conheces!
    E para terminar os diálogos à distância através das sms, que tantas vezes me dizem chegar no momento certo, com a palavra certa...
    Por agora fico assim

    directamente de Leiria
    um Abraço

    ResponderEliminar