domingo, 27 de abril de 2008

Vem Espírito

"Caríssimos: Venerai Cristo Senhor em vossos corações,prontos sempre a responder, a quem quer que seja, sobre a razão da vossa esperança. Mas seja com brandura e respeito, conservando uma boa consciência, para que, naquilo mesmo em que fordes caluniados, sejam confundidos os que dizem mal do vosso bom procedimento em Cristo. Mais vale padecer por fazer o bem, se for essa a vontade de Deus, do que por fazer o mal. Na verdade, Cristo morreu uma só vez pelos nossos pecados - o Justo pelos injustos - para nos conduzir a Deus. Morreu segundo a carne, mas voltou à vida pelo Espírito."

Hoje, durante a Eucaristia, a Palavra de Deus ecoou nas diversas vivências que tenho experimentado ultimamente. Tocou-me especialmente a segunda leitura (1 Pedro 3, 15-18), porque fala da forma como devemos estar no mundo e na sociedade como cristãos. O Evangelho foi, também, luz para a caminhada da semana que começa. A promessa do Espírito que renova e actualiza a presença de Jesus, nas nossas vidas, nos nossos dias, é fonte de alegria e de confiança.

Ultimamente, a paz fora da oração e da liturgia tem sido difícil. A forma de conciliar a fé com a vida do dia-a-dia é-me ainda desconhecida, porque tantas vezes a minha opção por Cristo tem levado a que outros, que não a compreendem na totalidade, se afastem, se sintam trocados. Não queria criar divisões, afastar pessoas importantes, partir laços especiais... Mas quando me pedem que escolha entre eles e Cristo, não posso recusar Aquele que me dá a felicidade e a alegria. Não quero julgar aqueles que escolhem outros caminhos, não me quero tornar moralista apenas porque penso, sinceramente, que a minha opção é a correcta, mas não me peçam que cale o amor que tenho Aquele que me seduziu, a Palavra que transmite a paz e a alegria, força no caminho... Gostava que todos pudessem estar apaixonados por Cristo, que todos sentissem o Seu amor em suas vidas. É Ele a "razão da nossa esperança"... Perdoem-me se alguma vez vos impus alguma coisa, mas a missão que recebi d'Ele é o anúncio e o testemunho fiel... Não são os "restos", são pessoas importantíssimas na minha caminhada, o meu tesouro, e de modo nenhum, vos quero trocar mas tenho prioridades... a minha prioridade é ser feliz, e o caminho é Cristo, seguir as Suas pegadas, lado a lado convosco, perseguindo o ideal do amor e da entrega...

Espírito da Verdade, preenche-me de Ti, confirma as minhas palavras e os meus gestos, une-me aqueles que amo, pelos Teus laços eternos, actualiza em mim a presença de Cristo, e faz da minha vida, uma vida para Deus...

3 comentários:

  1. Obrigada por me ajudares a estar permanentemente apaixonada =)

    ResponderEliminar
  2. Alberto,
    fiquei triste ao ler...
    e surgiram-me inumeras perguntas:
    1º Aqueles que te amam pedem-te que escolhas?
    2º As pessoas importantes afastaram-se de ti? Eram portantes? (já sei, vais dizer: "as pessoas são todas importantes"...
    3º Quebras-te laços especiais? e eram feitos com que nós?
    4º Pedes perdão por dar tão belo testemunho de DEUS?

    * Haviam muitas mais perguntas , mas..... ficam para a proxima...

    Não duvides nunca que estas nas "peugadas" certas....

    :)

    ResponderEliminar
  3. Meu amigo, não foi facil ler este post, porque me revi nele! Custa mas Deus ajuda-nos a superar, até a recuperar alguns dos nós que se tinham desfeito! Como disseram o teu testemunho é o mais importante, porque é verdadeiro!
    E tudo serve para nos ajudar a crescer! Força porque tens amigos para ajudar(es) a descobrir as maravilhas que Ele vai operado na vida de cada um! Abraço

    ResponderEliminar