sexta-feira, 11 de abril de 2008

Sonhados por um Deus apaixonado... :)


"– Francisco, quem é que terá mais possibilidade de te ajudar? O Senhor ou o servo? O rico ou o pobre?
– O Senhor; o rico.
– Nesse caso, porque é que vais trocar o Senhor pelo servo, a riqueza de Deus pela pobreza do homem? – insistiu a voz divina.
Senhor, que quereis que eu faça?
– Volta para a tua terra – diz-lhe então o Senhor.
Ao amanhecer, a toda a pressa voltou para Assis, cheio de alegria e confiança. Começava a tornar-se um modelo de obediência: só estava a espera de conhecer claramente a vontade do Senhor.»"

Relato da vocação de S. Francisco de Assis

No próximo Domingo, o do "Bom Pastor", celebramos o 45º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Coloquei aqui o relato da vocação de Francisco de Assis, ocorrido em 1205, diante da Cruz de S. Damião (imagem), porque gosto particularmente da disponibilidade que Francisco manifestou ao perguntar: "Senhor que queres que eu faça?", e da entrega absoluta que desde aí viveu.

Ao experimentar caminhar como Povo de Deus, como Corpo Místico de Cristo, em Igreja, tenho compreendido com maior clareza a importância das vocações no caminho individual e comunitário de cada um. Vocação, chamamento, palavras que tentam expressar o Mistério do sonho de Deus para cada pessoa criada e amada por Ele. Sim, é o amor de Deus que justifica o Projecto por Ele idealizado para mim, para nós, como caminho de felicidade e realização pessoal, e não só pessoal mas, sobretudo, comunitária. Cada vocação é instrumento de serviço aos outros, é oportunidade de ser feliz fazendo os outros felizes, é missão de levar o Evangelho a todos, de acordo com a forma com que somos chamados a viver. Perceber aquilo a que somos chamados é descobrir o nosso lugar no mundo, é conseguir encaixar a nossa vida no imenso Mistério do amor de Deus e da salvação de cada homem. É descobrir a resposta adequada a dar a um Deus apaixonado pelos homens e que, por todos os meios, nos tenta seduzir e cativar, porque nos ama.


Jesus, Deus apaixonado pelos homens, Tu que me buscas e cativas em cada momento, quero fazer minhas as palavras de S. Francisco: "Senhor que queres que eu faça?" Mostra-me os caminhos que sonhaste para mim, no Teu projecto de amor. Envia o Teu Espírito e revela-me como posso ser feliz, dando-me, entregando-me nas Tuas mãos, para servir um Povo que caminha ao Teu encontro e descobrir em cada coração a Tua presença. Desejo, Bom Deus, deixar-me seduzir pelo Teu amor e viver, cada dia, apaixonado por Ti, na resposta confiante à Tua promessa. E ainda que o coração vacile e o medo se entranhe no meu íntimo, ajuda-me a ser fiel ao Teu chamamento e a abandonar-me inteiramente no Teu amor, dá-me a Tua mão para caminharmos lado a lado, para que eu seja só Teu. O Teu olhar cativa-me Jesus... Amo-Te e ponho todo o meu ser, tudo o que sou e tenho, à mercê da Tua vontade santa... "Faz de mim o que quiseres"... Sou inteiramente TEU...

"Meu Pai,
Eu me abandono a Ti,
Faz de mim o que quiseres.
O que fizeres de mim,Eu Te agradeço.
Estou pronto para tudo, aceito tudo.
Desde que a Tua vontade se faça em mim
E em tudo o que Tu criaste,
Nada mais quero, meu Deus.
Nas Tuas mãos entrego a minha vida.
Eu Te a dou, meu Deus,
Com todo o amor do meu coração,
Porque Te amo.
E é para mim uma necessidade de amor dar-me,
Entregar-me nas Tuas mãos sem medida
Com uma confiança infinita
Porque Tu és... Meu Pai!"

Charles de Foucauld

Sem comentários:

Enviar um comentário