sexta-feira, 14 de março de 2008

...viver a Tua cruz



Chegamos à última sexta-feira da Quaresma... de hoje a uma semana celebramos já a Paixão do Senhor, dentro do Tríduo Pascal (3 dias em que celebramos a morte, sepultura e Ressurreição do Senhor). Neste tempo, é comum encontrármos celebrações carregadas de tristeza, de pessoas de semblante carrancudo, de palavras que incentivam um dolorismo estéril. É essencial preservar as tradições populares, mas é também fundamental dar-lhe um sentido evangélico.

Meditar, celebrar e viver a Paixão e Morte de Jesus não é deixarmo-nos invadir de tristeza, não é resvalarmos para um sofrimento auto-infligido. É, acima de tudo, sentirmos uma ALEGRIA imensa por sabermos que temos um Deus, amigo e companheiro, que partilha os nossos sofrimentos e dores. É perceber o profundo AMOR com que Aquele, que não tinha que sujeitar-se à morte, a enfrentou para dela nos libertar. Assumindo uma atitude de ENTREGA nas mãos do Pai, lutando para que em nós se cumpra a Sua vontade, tomamos, desde logo, parte na Cruz de Cristo. Para compreender e viver o mistério da Cruz não devemos desprezar e revoltarmo-nos com o sofrimento, nem assumi-lo como fonte da nossa redenção, pois são ambas perspectivas não vividas por Jesus. Devemos, sobretudo, perceber que escolher o Amor traz muitas vezes o sofrimento associado, que deve ser vivido na perspectiva da entrega incondicional. Viver a Paixão e a Morte do Senhor é ter a coragem de morrer, de libertarmo-nos de tudo o que nos oprime, para nascer de novo, para uma vida de Homem Novo, repleta do Espírito, revestidos de Cristo, ainda que por Ele tenhamos que enfrentar a dor... Tudo isto só é válido se abrimos os nossos corações Aquele que morreu por nós, e aceitarmos viver e morrer por AMOR...

1 comentário:

  1. Amigo tens aqui um texto carregado de sabedoria!
    Nas duas ultimas sextas feiras antes da semana Santa, tive oportunidade de estar em duas adorações da Cruz! Com Via-Sacra antes! E sentir o que senti só pode ser sinal do Amor que Ele nos tem! A calma e tranquilidade que experimentei, o sentir bem perto pessoas que já não vejo a muito, mas porque ao rezar me lembrava delas provocava umo calor no coração! Só vivendo! Desejo-te uma optima Semana! Abraço

    ResponderEliminar