sábado, 16 de janeiro de 2010

Entrar na Festa da Aliança...




Ainda não chegou a minha hora” (Jo 2,4) … Ao dizer isto à sua Mãe, Jesus tinha consciência que a sua hora não era aquela, que o momento de cumprir totalmente a vontade do Pai chegaria mais tarde, mas ainda assim realiza o sinal de Caná.

Por vezes, sou tentado a deturpar esta frase do Senhor para usá-la segundo as minhas conveniências: «Ainda não chegou a minha hora, quando for assim, quando tiver aquilo, quando me sentir daquela maneira, aí serei feliz, aí agirei em favor dos outros, aí entrarei numa relação de fidelidade com Deus»... Contudo, sou chamado a seguir Jesus e, como Ele, devo estar, desde já, disponível para dar-me, para servir, para aprofundar a minha intimidade com Deus e as relações humanas. Não devo esperar que estejam reunidas quaisquer condições, não devo esperar ser perfeito para me fazer ao caminho. Hoje, devo compreender que estou a crescer na experiência da comunhão com Deus e com os que recebi como irmãos, em Cristo. É agora que devo procurar a santidade, é desde o espaço e o tempo em que vivo, com as pessoas que partilham o meu caminho, que tenho de atrever-me a ser santo…

O Evangelho do próximo Domingo (Jo 2,1-11), ao apresentar a imagem das bodas de Caná, interpela-me a entrar na Aliança com o Senhor:

…assumindo com confiança o desafio da fidelidade.

…sabendo que o Senhor utiliza aquilo que aparentemente não tem utilidade, para dar vida e alegria (como fez com as vasilhas de pedra…).

…esperando que seja Deus a dar-me o vinho melhor, não indo eu procurá-lo em qualquer lugar.

…procurando os sinais da sua glória no mundo e nos outros, tentando tornar-me também eu num sinal da novidade do Evangelho, para que muitos acreditem.

…aprofundando a minha fé n’Aquele que pode dar-me a verdadeira alegria, se me deixar cativar por Ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário