terça-feira, 24 de março de 2009

No princípio...

Andava às voltas na biblioteca e, por curiosidade, decidi procurar nos "Ensinamentos de João Paulo II" as palavras proferidas pelo Papa no dia 27 de Janeiro de 1990, o dia em que nasci. João Paulo II encontrava-se, então, numa viagem apostólica à Guiné-Bissau. Lá estava o discurso que, em baixo, transcrevo... Profundamente tocado pela ternura de Deus, descobri, hoje, as palavras que quis dizer-me no início do caminho, na certeza de as ter ouvido inúmeras vezes ao longo destes 19 anos:


«São outros tantos convites, que o Senhor vos dirige; e, da vossa parte, existe a responsabilidade de dar resposta a cada um deles. Uma resposta concreta, efectiva, generosa; aberta às exigências e às necessidades urgentes da população da vossa terra; e aberta aos instantes apelos de tantas almas, que esperam pela verdade de Cristo ou se interrogam sobre a mensagem do Evangelho.
Na realidade, ser sacerdote, ser missionário significa ter escutado, como Pedro, o convite a deixar tudo e a seguir Cristo, confiando unicamente na sua promessa tranquilizadora: “ Não tenhas medo, farei de ti pescador de homens ”.
Na oração e na meditação, durante estes anos em que vos preparais para o futuro, para servirdes na difusão do Reino de Deus, tende sempre presente esse diálogo entre Pedro e Jesus. Que haja no vosso íntimo o desejo de falar com Cristo sobre a missão que vos espera; falar-Lhe da escolha que estais a fazer e para a qual vos preparais, em atitude de quem confia na graça do Senhor; falar-Lhe das coisas que Ele nos indicou no “ Pai-Nosso ” e no Cenáculo, durante a última Ceia. Tende un coração aberto para fazerdes o dom da vossa vida a essa missão! E procedei com humildade, bem conscientes de que o serviço sacerdotal é deveras exigente e que a entrega aos outros levar-vos-á a ter de enfrentar situações complexas e difíceis.
Vivei a união com Cristo, com fé ardente, na oração, para poderdes sempre encontrar n’Ele a força necessária para perseverar e vos tornardes, como Ele, “ homens para os outros ”. Ele continua a convidar e a propor a cada um de vós: “ Farei de ti pescador de homens ”.
»

1 comentário:

  1. então, agora, vais outra vez à biblioteca e vais procurar o que foi dito no dia 17 de Janeiro de 1990, sff! :P*

    ResponderEliminar