domingo, 13 de julho de 2008

Sê Tu o semeador, a semente e o campo...

"Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-Se à beira-mar. Reuniu-se à sua volta tão grande multidão que teve de subir para um barco e sentar-Se, enquanto a multidão ficava na margem. Disse muitas coisas em parábolas..."

Mt 13 - Passagem do Evangelho do XV Dom. do TC - 13/07

Quando ouvi pela primeira vez o Evangelho deste domingo esta passagem tocou-me de modo especial. Não é muito comum pensarmos em Jesus como um homem semelhante a nós, porque a Sua natureza divina é realmente essencial para O percebermos. Mas hoje tentei imaginar Jesus que saía de casa e que se sentava à beira-mar. Um gesto tão comum, partilhado por tantas pessoas e que eu mesmo já realizei. É bom poder olhar Jesus desta forma. Um Deus que se fez homem, um Deus que conhece todas as maravilhas do Universo, um Deus Criador, mas um Deus-Homem que contempla o mar, em silêncio, buscando as forças necessárias à Sua missão. Gosto de saber que o meu Senhor trilhou os caminhos de qualquer homem e renovou-os com o Seu jeito de amar, de sentir, de viver...

Senhor, semeador e semente, vem ao meu coração. A minha vida é tantas vezes um campo à beira do caminho, onde a Tua Palavra não fica, onde o meu coração duro não Te deixa permanecer. Quantas vezes não sou também o campo pedregoso que recebe a Tua Palavra com alegria, mas que não permite que te enraizes em mim, não deixa que sejas Senhor de tudo o que tenho e sinto... E quando os espinhos do sucesso, da dúvida, do prazer, do egoísmo crescem à minha volta, tantas vezes deixo que me sufoquem e que não me deixem o coração livre para Ti. Sê um semeador paciente. Amolece a terra e fecunda-a com o Teu Espírito, retira as pedras e arranca os espinhos, com paciência e misericórdia. Faz de mim um campo fértil, onde a Tua Palavra possa frutificar em abundância. Sê Tu o semeador, a semente e o campo, e na minha fraqueza faz brotar frutos de paz, alegria e amor...

"Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos Céus."

1 comentário:

  1. E tu com as tuas palavras vais alimentando muitos, fortalecendo os que caminham, porque vêm do coração e esse está bem entregue nas mãos Dele!

    ResponderEliminar