quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Casa de Saúde Mental do Telhal. Cheguei à quatro dias, cheio de medos e expectativas. Sabia o destino e que não seria fácil; hoje sei que não sabia nada. Não imaginam o que é ver alguém sorrir, de uma forma tão autêntica que nos deixa desarmados, depois de lhe termos dado a refeição, feito a barba, mudado a fralda, e finalmente deitado na cama. Alguém rotulado como portador de deficiência mental ou doença psiquica, mas que me agarra a mão e me aconchega com uma ternura e sinceridade, que passam ao lado de tantos saudáveis do nosso tempo. Eu também não sabia, mas descobri que aqui fico de coração cheio...


"A linguagem da cruz é certamente loucura para os que se perdem mas, para os que se salvam, para nós, é força de Deus. Enquanto os judeus pedem sinais e os gregos andam em busca da sabedoria, nós pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios. Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder e sabedoria de Deus. Portanto, o que é tido como loucura de Deus, é mais sábio que os homens, e o que é tido como fraqueza de Deus, é mais forte que os homens. Mas o que há de louco no mundo é que Deus escolheu para confundir os sábios; e o que há de fraco no mundo é que Deus escolheu para confundir o que é forte. O que o mundo considera vil e desprezível é que Deus escolheu; escolheu os que nada são, para reduzir a nada aqueles que são alguma coisa. Assim, ninguém se pode vangloriar diante de Deus. É por Ele que vós estais em Cristo Jesus, que se tornou para nós sabedoria que vem de Deus, justiça, santificação e redenção, a fim de que, como diz a Escritura, aquele que se gloria, glorie-se no Senhor."
1 Cor 1

Bom Deus, venho à tua presença na humildade e na fragilidade do que sou. Ao olhar aqueles que me foram confiados, pessoas portadoras de doença mental ou psiquiátrica, aqueles homens e mulheres que o mundo esconde e despreza, procuro descobrir a verdade do que sou e do que és.
Não é fácil, Senhor, em cada momento em que sou convidado a servir, procurar descobrir o Teu rosto nos irmãos mais fragilizados pela doença, não é fácil compreender que é na fraqueza do mundo e dos homens que reside a força do Teu Amor, não é fácil sentir-me amado, escolhido e abençoado por Ti olhando a fragilidade da minha condição.
Tu, que "dás largas ao meu coração", ensina-me a cuidar dos irmãos, especialmente dos mais débeis, com uma ternura que nasce no Teu Coração e que é derramada em mim, dá-me um olhar puro e humilde para percepcionar os traços do Teu rosto ao olhar o deles, faz-me servo da loucura da Tua cruz, certo daquilo que sou em Ti e daquilo que são os irmãos, filhos do mesmo Pai e participantes da mesma Páscoa.
Hoje sei que a verdadeira loucura é a dos fortes e poderosos deste mundo; hoje, sei que, confiando-me à loucura do Teu Amor, encontrarei aqui o Teu mais belo rosto e, assim, levá-lo-ei para sempre gravado no coração.

4 comentários:

  1. Oh Alberto, como entendo o que disses e do que falas :D!
    Os sorrisos deles alimentam-nos...
    Os seus olhares dão-nos anos de vida...
    Um simples dar a mão deles é caminharmos por alguns caminhos menos fáceis...

    Gostos deles! Mesmo sem conhecer esses de quem falas, mas conhecendo essa realidade :)!

    Beijo e obrigada por me levares até eles!

    ResponderEliminar
  2. foi numa casa parecida com essa que eu aprendi e descobri muitas coisas em mim. foi no centro joão paulo II em Fátima que eu perdi o medo do toque. muitas vezes a única forma de contacto com os meninos (forma carinhosa e afectuosa de tratamento)é mesmo o toque e foi assim q deitei por terra algumas barreiras.*

    ResponderEliminar
  3. Lembras-te daquela vez que fomos à Casa do Bom Samaritano?

    Eu tenho saudades desse dia =)*

    ResponderEliminar
  4. Fiquei de lágrima no olho.. Pela tua descoberta, por sentir a tua felicidade e pelas saudades dos "meus meninos", do Centro em Fátima. =)
    Não há nada mais simples e puro que o coração de cada um desses, dos q a sociedade rotula de incapazes.. E são eles os mais capazes de amar.
    =)
    Um beijo grande e saudades *

    ResponderEliminar