sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

«De variados modos e repetidamente, Deus tem de nos impelir e dar uma mão para podermos sair da enrodilhada dos nossos pensamentos e ocupações e encontrar o caminho para Ele. Mas há um caminho para todos. Para todos, o Senhor estabelece sinais adequados a cada um. Chama-nos a todos, para que nos seja possível também dizer: Levantemo-nos, «atravessemos», vamos a Belém, até junto d’Aquele Deus que veio ao nosso encontro. Sim, Deus encaminhou-Se para nós. Sozinhos, não poderíamos chegar até Ele. O caminho supera as nossas forças. Mas Deus desceu. Vem ao nosso encontro. Percorreu a parte mais longa do caminho. Agora pede-nos: Vinde e vede quanto vos amo. Vinde e vede que Eu estou aqui. (...) Atravessemos para o outro lado! Ultrapassemo-nos a nós mesmos! Façamo-nos viandantes rumo a Deus dos mais variados modos: sentindo-nos interiormente a caminho para Ele; mas também em caminhos muito concretos, como na Liturgia da Igreja, no serviço do próximo onde Cristo me espera.»
Bento XVI, Homilia da Missa da Meia Noite, 24/12/2009



Meu Jesus menino, tardo em aprender a olhar-te na pobreza de Belém... Aí, onde se revela a beleza de um Deus entregue e repartido por aqueles a quem ama como filhos, onde permaneces como sinal da loucura do Deus apaixonado pelos homens e mulheres de todos os tempos. Não é fácil levantar-me e pôr-me a caminho para Te encontrar: o teu amor humilde confunde o meu egoísmo e a tua presença próxima interpela insistentemente a minha dispersão. Fujo constatemente de Ti. Icomodas o meu confortável e inconsciente jeito de sentir, pensar e viver; interrogas a superficialidade e o interesse com que me aproximo daqueles que em Ti são irmãos meus. Hoje, chega até ao meu coração a tua voz terna que repete suavemente o que outrora gritaste ao entregar-nos o Espírito: «tenho sede!»... Em Ti, Deus Menino, descubro já uma sede de amor, de dom e acolhimento, de verdade, uma sede presente no pobre, no faminto, no injustiçado, nos corações humildes e puros. De Ti escuto um apelo urgente a levar-lhes a Boa Notícia do Reino, a anunciar-lhes o Deus da vida e da compaixão, a edificar uma Igreja mais próxima, mais terna, mais acolhedora.

É Natal... Tu, meu Deus, agora tens um Corpo! Agora faz sentido... "Isto é o Meu Corpo", pronunciado sobre nós, sobre a nossa carne, sobre a nossa humanidade. Não posso não escutar, não deixar-me tornar Teu Corpo, para ser entregue, repartido para alimentar muitos. Sobre o altar do mundo deixo a fragilidade do meu egoísmo e a pequenez dos meus projectos efémeros: são estes os dons que ofereço com a tua Humanidade. Derrama o teu Espírito e que estes dons se convertam para todos teu Corpo e Sangue, a tua Vida plena e transfigurante. Vem e que, em mim, a tua Palavra se torne presença, encontro e vida, em tua memória, em memória do teu amor levado até ao fim...

____________________________________________
A todos os que aqui rezam e acolhem a presença do Deus feito Homem, desejo um Santo Natal...

Sem comentários:

Enviar um comentário