sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Espero-Te...

«Deixa um momento as tuas ocupações habituais, ó homem, entra um instante em ti mesmo, longe do tumulto dos teus pensamentos. Põe de parte os cuidados que te apoquentam e liberta-te agora das inquietações que te absorvem. Entrega-te uns momentos a Deus; descansa por algum tempo em sua presença.

Entra no íntimo da tua alma; remove tudo, excepto Deus e o que possa ajudar-te a procurá-l'O. Encerra as portas da tua habitação e procura-O no silêncio. Diz a Deus, de todo o coração: "Procuro o vosso rosto; o vosso rosto, Senhor, eu procuro".

E agora, Senhor meu Deus, ensinai ao meu coração aonde e como hei-de buscar-Vos, aonde e como poderei encontrar-Vos.
(...)

Olhai, Senhor, para nós; ouvi-nos, iluminai-nos, manifestai-Vos a nós. Vinde morar connosco e seremos felizes; sem isso passaremos muito mal. Tende compaixão dos nossos trabalhos e esforços para Vos alcançar, porque sem Vós nada podemos.

Ensinai-me a procurar-Vos e mostrai-me o vosso rosto; porque não posso procurar-Vos se não mo ensinais. Não posso encontrar-Vos, se não Vos mostrais. Desejando Vos procurarei, e procurando Vos desejarei; amando Vos encontrarei e encontrando Vos amarei.»

Sto. Anselmo, «Proslógion»



Vieste. Vens. Virás. Ontem, hoje, amanhã e sempre... Chegas sempre com a novidade radical e a alegria transbordante da Boa Notícia do Reino. Apesar das ruinas que vou amontoando aqui dentro, dos sinais de destruição que me toldam o olhar, fazes-me acreditar que a tua esperança coloca já o meu coração em festa. Não devo senão deixar-me alcançar por ti e enamorar-me de novo. Espero o dom de um coração mais humilde e fiel. Espero-te...

1 comentário:

  1. meu caro irmão,

    aprende a esperar...quem aprendeu a rezar. por isso, sei que Esperas...na Alegria e na humildade de quem sabe que só Ele enche e preenche todos os recantos do nosso ser.

    abraço-te

    ResponderEliminar