sexta-feira, 13 de junho de 2008

"Assim deve brilhar a vossa luz..."

"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:«Vós sois o sal da terra. Mas se ele perder a força, com que há-de salgar-se? Não serve para nada, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem se acende uma lâmpada para a colocar debaixo do alqueire, mas sobre o candelabro, onde brilha para todos os que estão em casa. Assim deve brilhar a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus."
Mt 5, 13-16 (parte do Evang. da Festa de S. António - 13 de Junho)


É curioso que já me tenhas falado por duas vezes com estas Palavras. Há algo nelas que me diz particularmente e Tu sabe-lo. Sabes que nesta semana foi importante ouvir-Te pronunciá-las, e nelas dares-me a força necessária para continuar o caminho. Nos últimos tempos, tantas coisas fizeram com que o "sal" fosse perdendo a força e a "luz" o brilho, tantos momentos pareciam mostrar que era preciso dar-me menos, ir-me retirando da comunidade. Às vezes parece que ao dar-me aos outros fico tão preso à reciprocidade dos meus gestos e sentimentos, que quando não correspondem ao meu ideal a tendência é para ficar paralisado e desistir. Mas Tu disseste que o "sal" não podia perder a força e que a "luz" devia iluminar "toda a casa", e eu compreendi que me pedes que permaneça no meu lugar. Pedes que dê tudo até ao fim, até ao dia em que os deixarei para seguir-Te de outro modo. Obrigado por seres farol na escuridão das noites em que ando à deriva nos mares do egoísmo, do medo, dos ídolos... Só quero pedir-te que o Teu Espírito me envolva e fecunde o meu coração. Que eu seja sal, para dar um sabor Teu aos que me rodeiam, que eu seja luz, para dar cor às vidas dos irmãos e através de mim, voltarem os seus rostos para Ti. Continuarei a escutar-Te, não deixes endurecer o meu coração, faz presença em mim...
Amo-Te.


Rogai por nós, Bem-Aventurado S. António,
para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amen.

1 comentário:

  1. "Nós não nos pregamos a nós, mas ao Senhor,
    e apenas o fazemos por Seu Amor."


    Mais que nunca esta frase faz sentido na minha vida´...
    Já a tinha ouvido muitas vezes....
    Mas agora sim, faz TODO o sentido...

    Po isso digo contigo:

    "...Só quero pedir-te que o Teu Espírito me envolva e fecunde o meu coração. Que eu seja sal, para dar um sabor Teu aos que me rodeiam, que eu seja luz, para dar cor às vidas dos irmãos..."

    Agradeço ao Senhor por te encontrares no meu caminho...

    ResponderEliminar